O turnover e a gestão do conhecimento

Olá!

Em tempos de foco nos ativos intangíveis das empresas, aqueles difíceis de mensurar e que fazem as empresas evoluírem, temos no setor de relacionamento com clientes, principalmente nos terceirizados, um grande inimigo para a gestão do conhecimento: o turnover.

Ele poderia não ser um inimigo, se as instituições tivessem grande domínio dos conhecimentos sobre o negócio e, principalmente, se a troca desse conhecimento, que obviamente gera o aprendizado, fosse intensamente compartilhada dentro da organização. Infelizmente isso não acontece, o que significa que o conhecimento das empresas ainda está concentrado nas pessoas.

Quando sai um colaborador da organização, principalmente um gestor, vai com ele uma gama de informações que podem parar no concorrente. E o pior, a empresa pode não ficar com quase nada, apesar de todos os investimentos que tenha feito em treinamentos, pesquisas e outras ações que desenvolveram para esse profissional. Ai eu pergunto: a culpa é dele? Não! A culpa é da própria instituição que tem se preocupado pouco com isso. Como se o turnover fosse facilmente resolvido com a substituição de uma pessoa por outra.

Reter e gerenciar conhecimento passa, inevitavelmente, por competência dos bons profissionais.

Abraço!

Vladimir

Categoria:


Fatal error: Call to undefined function comment_get_thread() in /home/storage/3/a8/bb/v2blog/public_html/modules/comment/comment.module on line 899