Como a sua empresa cuida da informação?

Olá,

Se nós tivéssemos que identificar a unidade, o elemento, aquilo que move os negócios das empresas, certamente que citaríamos a informação.

Se pegarmos o famoso Ciclo PDCA, que engloba a capacidade da empresa de planejar, de executar processos conforme planejado, de medir resultados para verificar o alcance das metas e, principalmente, de saber agir sobre os desvios para melhorar todo esse ciclo, vemos que sem a informação ele se torna impossível.

Afinal, como planejar um conjunto sem saber os pontos fortes e fracos da empresa e as ameaças e oportunidades existentes no mercado? Sem estas informações, o planejamento vira instrumento de adivinhação e de percepções pessoais.

Da mesma forma, para executar corretamente os processos, as diretrizes e regras para a sua realização devem estar claramente definidas e compreendidas pelas pessoas, pois sem informação, os meios de produção e de seu controle seguem à sorte dos ventos.

Agora, se é uma máxima que “não se gerencia sem informação”, como uma empresa sobrevive e se torna competitiva se não tiver um fluxo que garanta informações precisas e ágeis para quem precisa tomar decisões?

Imagino que quando menciono “tomar decisão”, logo vem à sua cabeça as pessoas da direção da empresa. Mas não é bem assim. Hoje em dia, com o crescimento e a complexidade operacional das organizações, em todas as camadas da estrutura há processo decisório.

A decisão que fica no topo é, sem dúvida, a mais importante para o direcionamento dos negócios, mas imagine, por exemplo, em uma central de atendimento quando o atendente está com um cliente na linha e ele quer uma informação que não esteja disponível ou atualizada no sistema? O que fazer? A decisão ou a atitude desse agente pode significar manter ou perder o cliente. E esse exemplo retrata bem o que acontece atualmente em muitas centrais de atendimento e que acaba onerando demasiadamente a empresa, em termos de financeiros e de imagem.

Mas tenho a certeza de que na sua empresa não há falha no fluxo de informações, estou correto? Se não estou, vale o consolo de que a sua empresa está no bloco da maioria, mas nesse caso, pensando na concorrência de mercado, garanto que não será a maioria que irá vencer.

Abraço,

Vladimir